A mastopexia é uma cirurgia feita para remodelar e levantar os seios caídos. Durante a adolescência até a fase adulta, os seios sofrem várias alterações que são causadas por diversos fatores, como hormônios, gravidez, amamentação, menopausa e anticoncepcionais. E por causa disso, os seios acabam mudando de aspecto e ficando mais caídos.
É aqui que a mastopexia surge: para levantar e modelar as mamas caídas. Essa cirurgia pode ser realizada sem a colocação de implantes ou também existe a mastopexia com implantes, geralmente realizada nas mulheres que desejam aumentar o tamanho dos seios.
Mamoplastia redutora
A mamoplastia redutora diminui o tamanho e volume das mamas, que por vezes, devido ao peso dos seios, geram dor constante nas costas e pescoço. Em alguns casos, podem provocar alterações na coluna. Nesta cirurgia é realizado cortes na mama para remover o excesso de gordura, do tecido mamário e da pele. Após isso, as mamas são reposicionadas e o tamanho da aréola pode ser reduzida.
A cirurgia é indicada para melhorar o aspecto estético das mamas, para o tratamento profilático de certas doenças, e na prevenção de problemas causados por mamas muito volumosas, como já citados acima. A cirurgia é indicada apenas para mulheres com os seios já formados, acima dos 16 a 18 anos de idade.
Em ambos os procedimentos, é usada a anestesia geral, mas vale lembrar que a decisão cabe ao médico anestesista, e o tempo de duração é de 3 horas. Assim como a mastopexia.
Cuidados gerais pós-operação
De ambos os procedimentos, a recuperação é bem tranquila. Mas, é preciso ter todo o cuidado, como:
- Evitar fazer esforço físico por 30 dias;
- Evitar movimento de grande amplitude dos braços;
- Adotar uma alimentação saudável;
- Evitar tabagismo e bebidas alcoólicas.
O seu médico vai te orientar quais cuidados específicos você deve ter após cada procedimento. E se você quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato que eu esclareço para você.