Agende sua consulta hoje mesmo

O que é a Abdominoplastia e quais seus Benefícios?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para remover o excesso de pele, gordura localizada e também estrias. Descubra mais.
O que é a Abdominoplastia?
Conteúdo do Post

Você sabe o que é a abdominoplastia? Quer conhecer as vantagens desse procedimento que tem aumentado a autoestima de muitas pessoas? Então não deixe de conferir este guia completo com perguntas e respostas sobre a abdominoplastia que você precisa saber para, então, decidir se esse procedimento é uma boa opção para o seu caso. Acompanhe!

Leia também o artigo: Quais são os Tipos de Cirurgias Plásticas que Existem?

O que é a abdominoplastia?

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo melhorar a aparência do abdômen, removendo o excesso de pele e gordura e restaurando os músculos abdominais enfraquecidos ou separados. 

O que é abdominoplastia?
O que é a abdominoplastia?

Pode ser associada a lipoaspiração para remover a gordura do abdome e flancos, delineando a cintura. O objetivo é recuperar o contorno dessa parte do corpo, deixando-o mais harmonioso e elevando a autoestima do paciente.

Geralmente, utiliza-se a anestesia geral. Porém, vale lembrar que a decisão do melhor tipo de anestesia fica a cargo do médico anestesista.

A durabilidade do procedimento cirúrgico pode ser de, aproximadamente, 3 ou 4 horas, com necessidade de internação de, pelo menos, 24 horas.

Na Clínica Dra. Gabriela Strzalkowski você pode agendar a sua consulta de Cirurgia de Abdominoplastia em Blumenau e tirar todas as suas dúvidas!

Quais os benefícios da cirurgia abdominoplastia?

A abdominoplastia pode proporcionar muitos benefícios para quem busca uma aparência mais suave e harmoniosa para a região abdominal. Veja algumas das vantagens de aderir a esse tipo de cirurgia:

  • Melhora a aparência do abdômen;
  • Remove o excesso de pele e gordura;
  • Restaura os músculos abdominais que possam estar enfraquecidos ou separados, como no caso do pós-parto;
  • Pode melhorar a autoestima e a confiança do paciente;
  • Pode aliviar desconfortos associados ao excesso de pele abdominal;
  • É uma cirurgia de recuperação relativamente simples;
  • O procedimento é relativamente rápido, podendo durar cerca de 4 horas ou, quando associado à lipoaspiração, cerca de 6 horas.

Agende já a sua consulta na Clínica de Cirurgia Plástica e Estética em Blumenau – Dra. Gabriela Strzalkowski.

Quais os benefícios da Cirurgia de Abdominoplastia?
Quais os benefícios da Cirurgia de Abdominoplastia?

Qual a desvantagem da abdominoplastia?

Apesar de haver muitas vantagens da abdominoplastia, ainda estamos tratando de uma cirurgia relativamente invasiva. Por isso, podemos nos deparar com algumas possíveis desvantagens, em alguns casos, como, por exemplo:

  • Cicatrizes visíveis na área abdominal, quando os cuidados pós-operatórios não são seguidos ou a pessoa tem algum tipo de reação;
  • Riscos associados à anestesia geral, quando o procedimento é feito em um consultório ou clínica não especializada, colocando em risco à saúde do paciente;
  • Possibilidade de infecção, especialmente em casos nos quais as recomendações do especialista não são levadas em conta;
  • Possibilidade de complicações pós-operatórias, como sangramento ou hematoma, que podem ser aliviados com os cuidados certos;
  • Tempo de recuperação prolongado e necessidade de repouso em alguns casos, pois a recuperação depende do organismo da pessoa e de seus hábitos e cuidados.

De qualquer forma, o ideal é conversar com a médica, durante a consulta, para avaliar o seu prognóstico de forma mais efetiva.

Portanto agende a sua consulta com a Dra. Gabriela Strzalkowski que é Cirurgiã Plástica em Blumenau e se informe de todos os detalhes referentes ao procedimento.

Quantos quilos se perde em uma cirurgia de abdominoplastia?

Na realidade, a abdominoplastia não é considerada uma cirurgia para perda de peso, mas, sim, seu intuito é melhorar a aparência do abdômen, removendo o excesso de pele e gordura e restaurando os músculos abdominais. Portanto, não há uma quantidade fixa de quilos que uma pessoa pode esperar perder com a cirurgia em questão.

Quais as desvantagens da Cirurgia de Abdominoplastia?
Quais as desvantagens da Cirurgia de Abdominoplastia?

Em contrapartida, por haver uma remoção de pele e de gordura da região abdominal, algumas pessoas podem notar diferenças na balança. Porém, cada caso será único, e não há como descrever uma única quantidade de peso que será perdido. Afinal, essa perda pode variar de acordo com o indivíduo, a extensão da cirurgia e os cuidados com o cardápio pós-operatório e outros comportamentos colocados em prática durante a recuperação.

O que é a Abdominoplastia?

Quanto tempo depois da abdominoplastia a barriga fica chapada?

O fato é que não existe uma resposta única para essa pergunta, pois a recuperação tem relação direta com o indivíduo e o grau de extensão da cirurgia. 

Além disso, é importante ter em mente que, geralmente, após a cirurgia, o abdômen pode ficar inchado e sensível, podendo levar algumas semanas para diminuir. Ou seja, o resultado de barriga chapada não é instantâneo, ele vem com o tempo.

A estimativa geral é de que o paciente deve aguardar cerca de 6 meses, até que seja possível detectar sinais claros de barriga mais lisinha, com cintura mais demarcada, pois esse costuma ser o período médio de recuperação e cicatrização total da região.

Veja também: Quais são os tipos de cirurgia plástica que existem?

Quem faz abdominoplastia pode voltar a ter barriga?

Tudo depende do estilo de vida do paciente após a cirurgia ser feita. Por exemplo, se a pessoa seguir um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares, e evitar ganhos significativos de peso, os resultados da abdominoplastia podem ser duradouros.

Em contrapartida, se o paciente investir em um estilo nada saudável, aumentando de peso, consumindo alimentos pouco saudáveis e vivendo uma vida sedentária, há chances de haver um aumento no volume abdominal, resultando em um impacto negativo na aparência da região.

Além disso, se ocorrer uma nova perda de peso muito significativa, o paciente também poderá se deparar com o excesso de pele na barriga, novamente, e talvez possa necessitar de um novo procedimento.

Leia também o artigo: 7 alimentos que não podem faltar em um cardápio pós-operatório e saiba quais alimentos consumir no Pós-operatório.

O que é a abdominoplastia?
Quem faz abdominoplastia pode voltar a ter barriga?

Qual o limite de idade para fazer abdominoplastia?

Há quem acredite que fazer uma cirurgia plástica após os 60 anos seja tarde demais, mas será que, no caso da abdominoplastia, isso é realmente uma verdade?

Na realidade, não existe um limite de idade para esse procedimento. Porém, devemos considerar algumas ressalvas importantes.

Por exemplo, uma pessoa idosa pode ter algumas questões de saúde que a deixam um pouco mais fragilizada para procedimentos invasivos, enquanto outras podem ter condições de saúde mais plenas do que alguns pacientes jovens.

Isso quer dizer que não existe uma idade que pode ou não fazer abdominoplastia, o que deverá ser levado em conta é o histórico do paciente, presença ou ausência de doenças, estilo de vida, entre outros fatores a serem avaliados na anamnese.

Ou seja, se você é uma pessoa com mais de 60 anos, que goza de boa saúde e possui um estilo de vida saudável, possivelmente poderá investir nesse procedimento, considerando sempre as recomendações dadas pela especialista.

Quem não deve fazer abdominoplastia?

Em alguns casos, a abdominoplastia pode não ser recomendada, como, por exemplo:

  • Mulheres que desejam engravidar.
  • Pessoas que têm a previsão de que podem ter um aumento significativo de peso após a cirurgia.
  • Pacientes que têm um índice de massa corporal (IMC) muito alto, pois a cirurgia pode ser mais segura e eficaz após uma perda significativa de peso.
  • Pessoas que têm problemas médicos graves que afetam a cicatrização.

É importante considerar a necessidade de avaliar caso a caso, considerando as características pessoais do paciente.

O que é a Abdominoplastia?
Quem não deve fazer abdominoplastia?

Onde fazer abdominoplastia em Blumenau?

Agora que você já sabe tudo sobre esse procedimento, chegou a hora de agendar a sua avaliação para abdominoplastia em Blumenau com a Dra. Gabriela Strzalkowski!

Agendando a sua avaliação, você poderá tirar as suas dúvidas e saber mais sobre os possíveis prognósticos para o seu caso. Invista na sua autoestima e bem-estar com esse procedimento que vem trazendo diversas vantagens e benefícios para os pacientes das mais diversas idades. Priorize a sua saúde!

O que é a Abdominoplastia?
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: