Você sabe o que é a cirurgia plástica reparadora? Quer entender melhor a sua diferenciação da cirurgia plástica estética?
Neste texto, reunimos as principais dúvidas sobre o assunto para que você possa entender melhor e, assim, poder avaliar qual tipo de cirurgia plástica é ideal para o seu caso.
Acompanhe e saiba mais!
O que é a cirurgia plástica reparadora?
A cirurgia plástica reparadora, como o próprio nome nos dá a entender, tem a função de reparar deformidades corporais que possam impactar a saúde do indivíduo.
Sendo assim, o foco deste campo médico é reparar danos causados por doenças, acidentes, condições congênitas (presentes desde o nascimento) ou cirurgias prévias.
Por exemplo, uma mulher que sofre com o câncer de mama e precisa passar pela mastectomia (remoção da mama) pode se beneficiar de uma cirurgia reparadora para restabelecer a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida ao reconstruir sua mama.
Vale ressaltar que além do foco estético ser uma das ramificações da cirurgia reparadora em muitos casos, o maior objetivo está em, também, devolver as funções normais do corpo, permitindo aos pacientes viverem uma vida mais confortável e confiante.
Veja também este nosso artigo: O que é uma Cirurgia Plástica de Mamoplastia?
Qual a diferença entre cirurgia plástica estética e reparadora?
Embora ambas as áreas se relacionam com o foco da cirurgia plástica, elas possuem objetivos fundamentalmente diferentes.
Partindo dessa premissa, podemos dizer que a cirurgia plástica estética é normalmente realizada para melhorar a aparência física do paciente por razões estéticas. Ou seja, é quando a pessoa deseja mudar algo em sua aparência apenas com foco em “embelezar”, podemos assim dizer.
Já a cirurgia plástica reparadora visa corrigir áreas do corpo que não funcionam adequadamente devido a deformidades ou lesões. Apesar de, em muitos casos, também melhorar a aparência, seu principal objetivo é restaurar a função.
De qualquer maneira, ambas as áreas caminham lado a lado.
Quais são os tipos de cirurgia reparadora?
Existem diversos tipos de cirurgias reparadoras que podemos citar. Afinal, as condições que levam o indivíduo a sofrer acidentes e lesões podem ser inúmeros.
Ainda assim, podemos pensar em alguns casos mais recorrentes e comuns. A seguir, listamos alguns deles para você compreender melhor o assunto:
Leia também o artigo: Cirurgias Plásticas que deram certo e Plásticas que deram errado: Conheça casos!
1. Reconstrução mamária
Como mencionamos anteriormente, reconstrução mamária é um tipo comum de cirurgia plástica reparadora de mamoplastia, geralmente realizada após uma mastectomia (remoção da mama) devido ao câncer de mama.
O objetivo é reconstruir a mama para que tenha uma aparência natural, muitas vezes usando implantes ou tecido do próprio corpo do paciente.
Agende sua consulta de Cirurgia de Mamoplastia em Blumenau e tire todas as suas dúvidas!
2. Reconstrução facial
A reconstrução facial é feita para reparar deformidades ou danos no rosto. Isso pode incluir correção de deformidades congênitas, como fissura labiopalatina, ou reparo de danos causados por trauma ou doenças que afetem a estrutura facial de algum modo, como o câncer.
São diversos os procedimentos na face que podem ser incluídos nessa categoria, como rinoplastia, por exemplo.
Conheça a Dra. Gabriela Strzalkowski, especialista na realização de procedimentos na face em Blumenau.
3. Correção de cicatrizes
Nesse tipo de cirurgia plástica reparadora, o foco está em remover ou, ao menos, reduzir a aparência de cicatrizes causadas por lesões, acidentes, etc. Essa remoção pode acontecer por meio de lasers ou outros tipos de procedimentos estéticos.
Cada caso deve ser avaliado de forma única para que seja possível detectar a melhor alternativa para cada paciente.
4. Reparo de problemas congênitos
Muitas deformidades congênitas, como fissura labiopalatina ou deformidades de membros, podem ser corrigidas por meio da cirurgia plástica reparadora. O objetivo é melhorar a aparência e a funcionalidade do paciente.
Entre em contato conosco e agende a sua avaliação na nossa clínica de Cirurgia Plástica em Blumenau!
5. Reconstrução de membros
A cirurgia plástica reparadora de reconstrução de membros pode ser necessária após um acidente grave, amputação ou deformidade congênita.
Dependendo do caso, esse procedimento pode incluir o uso de próteses, cirurgia para melhorar a funcionalidade, ou reconstrução com tecidos.
A avaliação feita pelo especialista é fundamental para que seja indicado o melhor tratamento possível.
6. Restauração em casos de queimaduras
Queimaduras graves podem causar cicatrizes extensas e contraturas que limitam o movimento. A cirurgia plástica reparadora, nessas situações, pode ajudar a melhorar a aparência e a mobilidade nessas áreas.
Dessa maneira, melhora a qualidade de vida e proporciona mais bem-estar e autonomia para o paciente que possa ter sofrido um acidente.
7. Cirurgia para contorno corporal
Embora seja frequentemente associada à cirurgia estética, a cirurgia de contorno corporal também pode ser usada em um contexto reparador. Isso é comum em pacientes que passaram por grande perda de peso e têm excesso de pele, o que pode causar desconforto e problemas de saúde.
Dentro dessa categoria de cirurgia plástica reparadora, podemos citar a lipoaspiração, abdominoplastia, lipoescultura, entre outros procedimentos para contorno corporal em Blumenau.
Recuperação pós-operatória: cuidados essenciais após uma cirurgia plástica reparadora
Após uma cirurgia plástica reparadora, existem vários cuidados importantes a serem seguidos para assegurar uma recuperação saudável. Dentro desse cenário, é muito importante seguir todas as instruções pós-operatórias do seu médico, o que pode incluir cuidados com curativos, tomar medicamentos prescritos, evitar atividades físicas excessivas e, em alguns casos, fisioterapia.
Também é igualmente importante você garantir uma boa nutrição durante a recuperação, pois o corpo precisa de nutrientes para o processo de cicatrização acontecer da melhor forma.
Veja nosso artigo que trata desse assunto: 7 alimentos que não podem faltar em um cardápio pós-operatório.
Além disso, beber bastante água e descansar também são aspectos fundamentais do processo de recuperação.
Por fim, as consultas de acompanhamento com o cirurgião são vitais para monitorar o progresso da recuperação e identificar quaisquer possíveis complicações.
Seguir todos esses passos pode ajudar a assegurar um resultado bem-sucedido e uma recuperação mais rápida e eficaz.
Se tiver alguma dúvida com relação à cirurgia plástica reparadora, entre em contato e converse com a Dra. Gabriela, especialista em Cirurgia Plástica em Blumenau.