Clínica de Cirurgia Plástica e Estética em Blumenau

Otoplastia: entenda como funciona

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

É normal ter partes do corpo que queira mudar, principalmente quando é algo tão visível, como as “orelhas de abano”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o problema atinge cerca de 5% dos brasileiros, sendo que o fator hereditário é a causa mais comum.

Para quem é indicado:
A cirurgia feita para corrigir as orelhas muito afastadas das laterais da cabeça é a otoplastia, que apesar de ser uma situação muito incômoda, é considerada um procedimento estético. É indicada a partir de 6 anos de idade, pois é neste período em que a orelha já está totalmente formada e também por apresentar problemas psicológicos causados pelo aspecto de sua orelha. Já que entre as crianças um dos maiores problemas é o Bullying causado pelas “brincadeiras” e apelidos.

Tratamentos:
A única forma de corrigir as orelhas é por meio da cirurgia plástica. O procedimento é simples e consiste em esculpir a cartilagem, deixando-a mais próxima da lateral da cabeça, buscando manter os aspectos naturais. O tipo de anestesia é local com sedação, mas pode mudar de acordo com a preferência do médico. O tempo do procedimento dura em torno de 2 horas e o período de internação dura em média de 6 horas após o término da cirurgia.

Além disso, é fundamental usar a faixa elástica para proteção do local durante o período de cicatrização.

Quer entender mais sobre o procedimento? Entre em contato que eu te explico!

Continue acompanhando o blog!

Deixe seu comentário